O que é o Trading Técnico
O que é Trading Técnico: Uma Introdução ao Trading Técnico
Aqueles novos para o mundo de investir e comercializar rapidamente se confundem quando introduzidos ao comércio técnico. A confusão é facilmente compreendida. Com termos como "número de Fibonacci", "gráficos de castiçal", "bandas de Bollinger", "oscilador estocástico" e "onda de Elliott", como poderia um recém-chegado não ficar totalmente desnorteado?
O que é Trading Técnico: A Teoria Atrás da Análise Técnica
A teoria geral entre analistas técnicos, às vezes chamados de "cartistas" ou "técnicos", é que os movimentos de preços futuros em um estoque podem ser previstos a partir de preços históricos e dados de volume. Embora ninguém saiba com certeza quando, ou mesmo se, a história vai se repetir, há comerciantes que usaram análise técnica para acumular fortunas de negociação de ações e commodities. Comerciantes pioneiros como Paul Tudor Jones e Ed Seykota utilizaram análise técnica para revelar padrões dos quais eles negociaram, produzindo milhões de dólares em lucros.
Mas você pode identificar esses padrões e trocá-los lucrativamente? Isso é algo que você precisa decidir por si mesmo. Mas as informações a seguir fornecerão uma introdução ao mundo potencialmente lucrativo do comércio técnico.
A ferramenta principal do analista técnico é o gráfico de ações. Um gráfico de ações registra a movimentação de preço de um estoque durante um período de tempo fixo. Com esta informação de preço, o analista usará uma variedade de outros métodos para manipular os dados para mostrar pontos potenciais para entrar ou sair de posições de negociação.
O gráfico mais comum é um gráfico de linhas. Normalmente, apenas o preço de fechamento das ações é registrado, com todos os preços de fechamento diários anteriores conectados por uma linha contínua. Este é um tipo muito popular de gráfico usado em sites da Web, na televisão e em jornais.
Outro gráfico popular entre os técnicos é o gráfico de velas. Desenvolvido por comerciantes de arroz japoneses, o gráfico de velas mostra uma grande quantidade de informações rapidamente. Em um gráfico de castiçal, cada dia é registrado por um castiçal. Cada entrada diária consiste no "corpo" do castiçal, bem como o "pavio", ou a cauda que se estende tanto do topo como do fundo da vela. Essencialmente, o castiçal se parece com uma vela vertical que foi queimado em ambas as extremidades.
Os preços no gráfico onde a vela começa e termina representam os preços de fechamento e abertura do estoque. A mecha - a linha que se estende acima e abaixo da vela - mostra quão alto e baixo o estoque negociado durante o dia. Assim, a partir de um candelabro, o técnico pode ver os preços de abertura e fechamento do estoque e da gama de negociação diária. Alguns gráficos software fornece cor ou sombreamento para o castiçal para indicar uma perda ou ganho diário.
As cartas japonesas do candlestick fornecem ao chartist uma vista geral rápida do movimento essencial do preço de um estoque para esse dia, e sobre o tempo.
Existem outros tipos de gráficos também usados por técnicos de mercado, incluindo barras e gráficos de pontos. Os gráficos também podem ser configurados para diferentes durações de tempo, como gráficos semanais ou mensais. Então, em vez de gráficos de dados diariamente, o preço é registrado uma vez para a semana ou mês.
Há uma variedade de tipos de gráficos e durações. Técnicos podem manipular matematicamente os dados do gráfico de ações para desenvolver pontos de entrada e saída para seus negócios. Um método comum é por sobreposição dos resultados no topo do gráfico para encontrar esses pontos para abrir ou fechar comércios.
O que é Trading Técnico: Overlays Moving Averages
Médias móveis são alguns dos mais comuns e simples indicadores técnicos para entender. A média móvel calcula o preço médio de fechamento ao longo de um determinado número de dias. Assim, por exemplo, para calcular uma média móvel de 10 dias, basta adicionar os últimos 10 preços de fechamento e dividir esse número por 10.
Antes de procurar baterias novas para a calculadora, entenda que existem softwares de computador e sites da Web que farão esses cálculos.
As tendências de curto prazo podem ser identificadas com uma média móvel de 10 ou 20 dias, mas a duração das médias móveis pode ser mais longa. Alguns comerciantes usam uma média móvel de 50, 100 ou 200 dias para mostrar tendências de longo prazo nos mercados.
As médias moventes colocadas no alto das cartas conservadas em estoque podem mostrar as tendências do mercado do técnico, pontos de giro no movimento do preço e como rapidamente um preço está levantando-se ou caindo.
O que é Trading Técnico: Overlays Trend Lines
Uma linha de tendência é desenhada sobre o topo de um gráfico por um técnico descrevendo a tendência geral de um estoque. O técnico vai olhar para o preço das ações para desviar-se da tendência geral para identificar quando sair de uma posição.
Várias linhas de tendência também podem ser usadas. Um canal pode ser criado desenhando uma linha de tendência nos intervalos superior e inferior da tendência e estendendo as linhas de tendência para o futuro. Se o preço da ação for então para fora do canal, a tendência se desfez e sinaliza ao técnico para fechar uma posição ou, possivelmente, abrir uma nova.
Tem sido dito que a tendência é seu amigo. As linhas de tendência ajudam os técnicos a identificar essas tendências, identificando quando entrar e sair.
O que é Trading Técnico: Sobreposições, Resistência de Suporte
Nunca notar que uma ação vai descer para um determinado nível de preço, mas nunca abaixo dele? Isso é comumente chamado de "suporte". A esse nível de preço específico, o mercado geral percebe que o estoque está sendo vendido a um preço atrativo, e suporte de compra entra no mercado para impedir que o estoque de ir qualquer menor.
O oposto também é verdade. Um estoque que continua indo até um certo preço repetidamente apenas para, em seguida, cair novamente e novamente está enfrentando resistência. Neste ponto de resistência, o mercado geral percebe que o estoque está sobrevalorizado. Neste ponto, os proprietários vendem, acreditando que o estoque não pode ir mais alto. A venda mantém o preço de exceder este nível de preços.
A identificação de pontos de suporte e resistência para uma determinada ação pode dar aos pontos de entrada e saída do operador uma posição em potencial.
O que é Trading Técnico: Indicadores Estatísticos
Os dados de preços também podem ser manipulados usando modelos estatísticos, mostrando o técnico, possivelmente, negociações rentáveis. Estes métodos estatísticos foram originalmente desenvolvidos para usos científicos, mas também foram eficazes na assistência aos comerciantes nos mercados.
Um indicador estatístico comum é o índice de força relativa, ou RSI. A força relativa pesa os preços médios móveis separadamente por dias, medindo quando o estoque aumenta ou diminui. O indicador resultante mostra quando um estoque é considerado overbought e provável declinar, ou quando o estoque oversold e provável se levantar.
Outros osciladores, tais como estocásticos, também identificam condições de sobrecompra e sobrevenda em um estoque. Normalmente, esses osciladores usam uma escala diferente do preço do estoque. E os osciladores podem ser ajustados para horizontes de negociação a longo e curto prazo.
Os indicadores de negociação baseados em estatísticas podem ser utilizados isoladamente ou em combinação com sobreposições e indicadores de volume para ajudar os comerciantes a lucrarem com os movimentos do mercado.
O que é Trading Técnico: Indicadores Baseados em Volume
Em vez de se concentrar apenas no preço, os indicadores de volume identificam mudanças no volume diário de negociação de uma ação. Alguns indicadores podem levar em conta mudanças no volume, bem como no preço.
O volume no balanço é um indicador que utiliza apenas o volume. Com zero como ponto neutro, o volume de ações negociadas é adicionado ou subtraído à medida que o preço da ação aumenta ou diminui. O volume do balanço é tipicamente usado para confirmar movimentos de preços em um estoque e reduz os efeitos de flutuações súbitas de preços durante um movimento de tendência primária.
Fluxo de dinheiro é um indicador de volume comum que também explica as mudanças no preço. Em vez de usar apenas o preço, o volume é calculado para determinar uma avaliação média da quantidade de ações negociadas no último período. À medida que a avaliação muda em relação a períodos de tempo anteriores, o técnico pode determinar se o dinheiro está entrando ou saindo do estoque.
Técnicos inteligentes sabem que o preço não é a única peça de dados lá fora para usar ao desenvolver estratégias de negociação. Muitos técnicos inteligentes usam indicadores de volume tão freqüentemente quanto os indicadores de preços em suas negociações.
A lista dos críticos da análise técnica também é bastante distinta. Warren Buffett, aka o homem mais rico do mundo, um renomado investidor de valor, criticou analistas técnicos dizendo que ele virou o gráfico de cabeça para baixo, mas a análise técnica ainda lhe deu a mesma resposta.
Mas a análise técnica continua a ser utilizada por mais e mais comerciantes. Não é incomum ouvir comentários na mídia sobre como uma ação está negociando em relação à sua média móvel de 50 dias. Alguns observadores do mercado acreditam que a maioria dos negócios feitos nos mercados de moeda estrangeira é baseada em análise técnica.
O debate sobre a análise fundamental e técnica continuará a ser debatido no futuro. Mas até então, os comerciantes profissionais continuarão a acumular grandes lucros usando análise técnica em sua negociação.
No comments:
Post a Comment